Um lar e uma nova chance para reescrever a própria história. Essa é a proposta do projeto "Sítio Nova Vida", criado pela Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria de Política Social, com o objetivo de acolher os moradores em situação de rua do município e oferecer a eles uma oportunidade de ressocialização.
O sítio tem 10 mil metros quadrados e fica no distrito de São Vicente. A plantação é linda e variada; tem hortaliças, batata doce, banana, pimenta, plantas frutíferas. Quem trabalha na terra são os próprios moradores, que também tomam conta de dois galinheiros e uma loja, onde os produtos são comercializados. Vale ressaltar que o dinheiro das vendas é destinado aos próprios moradores.
Atualmente o espaço abriga 24 pessoas. Lá dentro elas contam também com oficinas para aprender uma nova profissão, ministradas por profissionais da Secretaria de Política Social, como artesanato, barbearia, panificação, cestaria e confeitaria.
Para cuidar do corpo e da mente os moradores têm acesso a atividades físicas dentro do sítio e caminhada orientada na orla do centro.
Nesse mês de fevereiro o projeto completa 2 anos e coleciona vários frutos, histórias de superação e fé.
Um exemplo é o senhor Inácio Chiapeta, que, com a ajuda da Secretaria de Política Social, conseguiu emprego com carteira assinada. Assim, ele conseguiu deixar o sítio e alugou a própria casa, em Araruama. Hoje está livre das drogas e com a dignidade restabelecida.
E tem também o senhor João Pereira, que aos 52 anos, aprendeu a escrever o próprio nome no sítio. Ele também conseguiu uma oportunidade para ir para o mercado de trabalho e se livrou do vício do álcool.
Em 2 anos, 14 moradores conquistaram uma vida nova, conforme estatística da administração do sítio.
Histórias que mostram a riqueza de projetos sociais, como o Sítio Nova Vida, e o poder de superação dessas pessoas que, a partir de uma única oportunidade, mudaram os próprios destinos!