foto-divulgação-ascom-pma
Tivemos campanhas de conscientização sobre hanseníase, monitoramento do Aedes aegypti para prevenção da dengue, início do grupo de apoio para quem quer parar de fumar, além do alinhamento do novo protocolo de vacinação contra a Covid-19.
Também foram realizadas reuniões estratégicas para o calendário anual da saúde e treinamento sobre tuberculose para os profissionais da rede.
Seguimos trabalhando para levar mais prevenção e cuidado com a qualidade de vida para população.
Esse boletim tem o objetivo de trazer as principais ações realizadas pela Saúde Coletiva mensalmente e manter você, morador de Araruama, atualizado dos principais serviços.
*Janeiro roxo
No mês da conscientização e combate à hanseníase (Janeiro Roxo) foram realizadas diversas ações nas unidades básicas de saúde, como capacitação para os profissionais da área e roda de conversa sobre o tema no Hospital Estadual Roberto Chabo, com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce e o combate à discriminação aos pacientes.
*LIRAa- monitoramento casos de dengue
Foi realizado o Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa). O objetivo da ação é monitorar a infestação do mosquito e implementar medidas de controle para prevenir o aumento de doenças, como dengue, zika e chikungunya.
*Grupo Tabagismo
A Saúde Coletiva deu início a um novo projeto sobre Tabagismo, em que os usuários são acolhidos por uma psicóloga da Rede Básica de Saúde e recebem apoio terapêutico e medicamentos para conseguirem parar de fumar.
*Protocolo vacinação Covid-19
Foi realizada reunião com representantes do Programa Nacional de Imunização e da Atenção Básica para alinhar as demandas de vacinação e o novo protocolo para imunizar os moradores contra Covid-19 nesse ano de 2025.
*Educação Permanente em Saúde
Reunião para definir as estratégias e ações que devem constar no Calendário Anual da Saúde e também as ações para o Carnaval 2025.
*Treinamento Tuberculose
Profissionais da Saúde Coletiva participaram de um treinamento online sobre os procedimentos referentes à Tuberculose na rotina de emergência dos farmacêuticos.
Lembrando que a tuberculose é uma doença que tem cura e o mais importante é que a pessoa com tosse seca prolongada e dores ao respirar não demore para procurar ajuda na Rede Básica de Saúde.
Fonte: ASCOM-PMA