Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Poços irregulares são fechados

Inea, e Águas de Juturnaíba, fecham cinco poços artesianos instalados de forma irregular em Saquarema


foto-ascom-aguas-de-juturnaiba

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a concessionária Ãguas de Juturnaíba, realizou, na última semana, nova ação em operação de fiscalização em Saquarema, com o objetivo de combater a captação irregular de água.

Durante a ação, no bairro Porto da Roça, foram lacrados cinco poços artesianos e três reservatórios em um estabelecimento, todos operando sem a devida licença ambiental. Além disso, cinco bombas foram apreendidas e a atividade foi embargada, interrompendo a prática ilegal.

A água captada de forma ilegal era transportada por caminhões-pipa e abastecia comércios daquela região. Essa foi a segunda operação realizada no município em menos de um mês, evidenciando o foco no combate ao uso indevido dos recursos hídricos.

A captação ilegal de água pode comprometer tanto o meio ambiente quanto a saúde pública, já que a água dos poços e reservatórios irregulares não passa por tratamento adequado, colocando em risco a qualidade da água consumida pela população.

"Essa parceria com o Inea tem sido fundamental para a proteção do meio ambiente e para a segurança da saúde pública. A falta de monitoramento da qualidade da água pode expor as pessoas a doenças. Por isso, é essencial que a população esteja atenta à procedência da água nos estabelecimentos que frequentam, como hotéis e restaurantes, para garantir o bem-estar de todos", afirmou a gerente Comercial da Ãguas de Juturnaíba, Munique Tardin.

Quando constatadas as infrações, os responsáveis podem ser autuados com base na Lei Estadual nº 3.467/2000, que regulamenta o uso dos recursos hídricos no estado. As multas podem variar de R$ 400 a R$ 1 milhão, dependendo da gravidade da infração.

ASCOM-AGUAS-JUTURNAIBA

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!