Um trĂĄgico acidente marcou a tarde desta quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025, em Salvador, Bahia. Parte do teto da histórica Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, desabou, causando a morte de uma turista e ferimentos em outras cinco pessoas.
A vĂtima fatal foi identificada como Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Giulia estava visitando o famoso monumento quando o incidente ocorreu.Segundo informações da Defesa Civil de Salvador, o desabamento aconteceu no espaço central da igreja, enquanto o templo estava aberto ao pĂșblico. Além de Giulia Panchoni Righetto, dois turistas alemães, Heidemarie Gudurun (79 anos) e Karl Heinz (63 anos), ficaram feridos, assim como outras trĂȘs pessoas.
Os feridos foram prontamente atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (SAMU) e pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para unidades de saĂșde. A PolĂcia Civil informou, em nota, que todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de vida.
"Guias foram expedidas para o trabalho do Departamento de PolĂcia Técnica (DPT) e os laudos periciais serão essenciais para esclarecer as causas do acidente." concluiu a PolĂcia Civil.
A PolĂcia Civil da Bahia, por meio do Departamento de HomicĂdios e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga as causas do desabamento.A Igreja de São Francisco de Assis, também conhecida como "Igreja do Ouro", é um importante ponto turĂstico e monumento histórico do Brasil. ConstruĂda no inĂcio do século XVIII, é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa e um dos mais expressivos monumentos do barroco nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e ArtĂstico Nacional (IPHAN).
Localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a igreja é famosa por seu contraste arquitetônico: exterior austero e interior ricamente decorado. Sua estrutura é composta por pedra calcĂĄria e arenito.
A tragédia levanta questionamentos sobre a segurança de estruturas históricas e a necessidade de manutenções preventivas em monumentos de grande valor histórico e turĂstico, como a Igreja de São Francisco de Assis.
*Reportagem produzida com auxĂlio de IA