Um estudo preliminar da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, sugere uma surpreendente relação entre o uso de fio dental e a redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC) e arritmias cardÃacas.
A pesquisa, apresentada na Conferência Internacional de AVC 2025, analisou dados do estudo Atherosclerosis Risk in Communities, acompanhando mais de 6 mil pessoas por 25 anos.
A análise dos dados revelou uma associação entre o uso regular de fio dental e uma redução de 22% no risco de AVC isquêmico, 44% no risco de AVC cardioembólico (causado por coágulos sanguÃneos do coração) e 12% no risco de FA. Fibrilação atrial é a forma mais comum de arritmia cardÃaca e pode levar a AVC, insuficiência cardÃaca ou outras complicações cardiovasculares.
"determinar qual comportamento de higiene bucal ? uso de fio dental, escovação ou visitas regulares ao dentista ? tem o maior impacto na prevenção de AVC"
Dr. Souvik Sen, principal pesquisador.
Os pesquisadores se surpreenderam com a forte associação entre o uso de fio dental e a diminuição de arritmias cardÃacas. Para os pesquisadores, os resultados reforçam a importância da higiene bucal completa para a saúde cardiovascular, mostrando que mesmo hábitos simples como passar fio dental podem ter impacto significativo na prevenção de doenças graves.
A pesquisa destaca a importância da higiene bucal completa para a saúde cardiovascular. A higiene bucal completa é fundamental para uma vida saudável.
A pesquisa enfatiza a necessidade de incorporar a prática regular do uso do fio dental para uma prevenção eficaz de doenças cardiovasculares.
*Reportagem produzida com auxÃlio de IA
Revista Oeste & Hotfix