CIRCUITO ARARUAMA ITEM 1 728 X 90
ROSSY'S - ITEM 1 - 728 X 90
LAPEC - ITEM 1

Mpox: Argentina põe em quarentena navio que deixou Brasil

Por Circuito Araruama em 21/08/2024 às 11:15:38
foto-cedida-asscom-agencia-brasil

foto-cedida-asscom-agencia-brasil

Autoridades sanitĂĄrias argentinas colocaram em quarentena um navio que saiu do Brasil depois que um dos tripulantes apresentou sintomas compatĂ­veis com mpox.
Em nota, o Ministério da SaĂșde argentino informou que a embarcação, com bandeira da Libéria, saiu de Santos (SP) e que o tripulante em questão, de nacionalidade hindu, apresenta lesões cutâneas de forma predominante no tronco e no rosto e foi isolado do restante da tripulação.

"Foi ativado protocolo de emergĂȘncia em saĂșde pĂșblica de importância internacional, solicitado controle sanitĂĄrio a bordo para toda a tripulação e serão colhidas amostras das lesões conforme indicação da vigilância epidemiológica", destacou a pasta argentina. O navio, que tem como destino o Porto San Lorenzo, em Santa Fé, vai permanecer no ancoradouro. "Apenas equipes sanitĂĄrias poderão embarcar e ninguém poderĂĄ deixar a embarcação."

"Equipes da Vigilância SanitĂĄria de Fronteira entrarão na embarcação utilizando medidas de proteção adequadas, farão inspeção e toda a tripulação serĂĄ mantida em quarentena até que os resultados dos exames sejam divulgados", acrescentou o comunicado. Ainda de acordo com o ministério, a Argentina não registrou nenhum caso da nova variante de mpox identificada em paĂ­ses africanos.

EmergĂȘncia

A Organização Mundial da SaĂșde (OMS) declarou, no Ășltimo dia 14, que o cenĂĄrio de mpox no continente africano constitui emergĂȘncia em saĂșde pĂșblica de importância internacional em razão do risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. Este é o mais alto nĂ­vel de alerta da entidade. Mais de 15 mil casos suspeitos da doença foram contabilizados apenas na RepĂșblica DemocrĂĄtica do Congo, além de 537 mortes.

Brasil

Após o decreto, o Ministério da SaĂșde brasileiro instalou um Centro de Operações de EmergĂȘncia em SaĂșde (COE) para coordenar ações de resposta à mpox no paĂ­s. Segundo a pasta, desde a primeira emergĂȘncia global decretada em razão da doença, de 2022 a 2023, a vigilância para a mpox se manteve como prioridade. O ministério informou que jĂĄ iniciou a atualização das recomendações e do plano de contingĂȘncia para a doença no Brasil.Dados da pasta mostram que, em 2024, foram notificados 709 casos confirmados ou provĂĄveis de mpox no paĂ­s, um nĂșmero classificado pela pasta como "significativamente menor" quando comparado aos mais de 10 mil casos notificados em 2022, durante o pico da primeira emergĂȘncia da doença no Brasil. Desde 2022, foram registrados ainda 16 óbitos, sendo o mais recente em abril de 2023.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
LAPEC - ITEM 2 728/90
ROSSY MODA M - ITEM 2 728/90
CIRCUITO ARARUAMA - ITEM 2 728/90
CIRCUITO ARARUAMA - ITEM 3 728/90
LAPEC - ITEM 3 728/90
ROSSY MODA M - ITEM 3 728/90