O projeto há décadas vem sendo tratado pela prefeitura de Araruama através da secretaria do Meio Ambiente que hoje tem a frente desta pasta o vereador Carlos Alberto Siqueira, o popular Russo.
"Araruama Verde tem a obrigação de preservar e manter o conceito de sustentabilidade ao trabalhar sistematicamente o reflorestamento principalmente nas espécies das árvores nativas e frutÃferas de nossa região"; assim destacou o secretario de Meio Ambiente, Russo.
Esse hábito de distribuir anualmente gratuitamente mudas de plantas nativas e frutÃferas aos moradores é em defesa do meio ambiente. Cada dos moradores de araruama tem direito de levar até 3 (três) espécies para sua residência.
As doações acontecem de segunda à sexta-feira, no horário das 8h30 às 11h30 e na parte da tarde das 13h às 16h30, na sede da Secretaria, que está localizada na Rua Estados Unidos, s/n, Parque Hotel ao lado do Borboletário.
Os critérios para retirada das mudinhas são:
É obrigatório no ato da retira apresentar documento de identidade (R>G>) conjuntamente com comprovante de residência do municÃpio de Araruama, em nome do retirante.
Uma nova retirada só será permitida dois meses após a retirada anterior (última retirada).
Pra se ter ideia do sucesso deste projeto, de 2017 até o final de 2024, foram distribuÃdas aos moradores mais de 30.600 mudas de plantas nativas e frutÃferas, como pau- brasil, ipê amarelo, ipê-branco, acerola, jaboticaba, caju, pitanga, amora e aroeira salsa.
Além da distribuição das mudas à população, o projeto também foi implementado na Rede Municipal de Educação, onde os alunos fazem o plantio das mudas, junto com os professores, nos quintais das próprias escolas ou em locais que sofreram processo de desmatamento; contribuindo, assim, para uma cidade mais verde e sustentável.
Fonte: ASCOM PMA