A concessionária Águas de Juturnaíba iniciou, em maio/24, a campanha "Furto de Água é Crime – Quem paga essa conta é você!". O objetivo é conscientizar sobre as conseqüências para quem for flagrado furtando água e mostrar o quanto essa prática prejudica o abastecimento da população. O movimento faz parte de uma série de ações que a empresa tem feito para combater essas irregularidades.
Consequências do furto de água
O furto de água é crime passível de penalidade, de acordo com o Artigo 155 do Código Penal. As ligações clandestinas provocam vazamentos e perda de pressão na rede, comprometendo o abastecimento de várias residências. Além disso, essas intervenções irregulares também podem ocasionar o risco de contaminação da rede de distribuição.
"O prejuízo é coletivo. Por isso, contamos com apoio da população para denunciar essas fraudes e estamos à disposição para conversar com quem tem esse problema e possui interesse em regularizar a situação. Queremos identificar essas pessoas para, em um primeiro momento, ajudá-las na regularização da situação e, assim, evitar que futuramente passem por conseqüências previstas em lei. Compreendemos que imprevistos financeiros acontecem, mas furtar água não é o melhor caminho. Temos interesse em ajudar nossos clientes. Hoje, além da tarifa social, disponível para quem se enquadra nos requisitos do programa, podemos oferecer condições especiais e orientações para que os clientes possam quitar seus débitos mantendo o fornecimento de água e as contas em dia", destacou a coordenadora Comercial, Cláudia Teixeira.
Além da campanha de cunho educativo em redes sociais, rádios, jornais e televisão, a concessionária tem intensificado as vistorias após análises de consumo em todas as ligações cadastradas. Ao constatar o crime, na maioria dos casos, uma equipe aciona a Polícia Civil para o registro da ocorrência e a perícia no local. Por parte da concessionária, uma multa é aplicada, conforme contrato de concessão.O valor depende do tipo de irregularidade
O combate ao furto de água é uma das ações previstas no Água de Valor, programa que visa à redução do número de perda de água no sistema de abastecimento.
A perda de água se divide em duas categorias: aparente e física. A aparente - é o volume de água potável distribuída e consumida, porém, não medida. De forma geral, é o resultado de hidrômetros com falhas na apuração e ligações clandestinas.
Já a perda física, trata-se do volume de água tratada distribuída que não chegou ao hidrômetro do cliente, devido a vazamentos ou descargas de rede.
"É um programa que envolve várias frentes, com o propósito de melhoria contínua dos nossos serviços, beneficiando nossos clientes e o meio ambiente. Por isso, é fundamental um trabalho preventivo, como, por exemplo, a troca de hidrômetros, para que a medição aconteça de forma correta, sendo justa para o cliente e para empresa, além do trabalho de combate ao furto de água, e a redução do número de vazamentos visíveis e não visíveis, com uso de equipamentos modernos e equipe especializada", explicou Cláudia.
A seguir imagem da Loja de Atendimento a clientes no Centro de Araruama.