O objetivo da pasta é ampliar as coberturas vacinais em todo o paĂs, priorizando a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Atualmente, 48 imunobiológicos são distribuĂdos anualmente pelo PNI: 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas (anticorpos). Entre as vacinas, estão as indicadas no CalendĂĄrio Nacional de Vacinação e também as indicadas para grupos em condições clĂnicas especiais, como pessoas com HIV ou indivĂduos em tratamento de doenças, aplicadas nos Centros de ReferĂȘncia para Imunobiológicos Especiais.
A partir de 2024, a dose contra a covid-19 passarĂĄ a fazer parte do PNI. A recomendação do ministério é que estados e municĂpios priorizem crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saĂșde; pessoas com comorbidades; indĂgenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas em instituições de longa permanĂȘncia e trabalhadores; pessoas com deficiĂȘncia permanente; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; funcionĂĄrios do sistema de privação de liberdade; e pessoas em situação de rua.
De acordo com o ministério, a pĂĄgina do calendĂĄrio digital também conta com conteĂșdo voltado para profissionais de saĂșde, incluindo publicações técnicas, atividades de microplanejamento e portarias. "Dessa forma, as equipes de saĂșde terão subsĂdios para planejar ações e traçar estratégias com o objetivo de melhorar a vacinação da população", destacou a pasta.
Fonte: AgĂȘncia Brasil