Niterói, RJ, visando educar a população com os despejos da sobra dos óleos de cozinha junto ao meio ambiente, Águas de Niterói implantou o guia de reaproveitamento doméstico com vários locais para receber os descartes desse óleo não mais aproveitado, após o seu uso.
A concessionária Águas de Niterói deu início ao Programa Trata Óleo, que tem como objetivo descartar de forma adequada o óleo de cozinha usado, disponibilizando Pontos de Entrega Voluntaria, no município.
A iniciativa busca conscientizar o maior número de pessoas em minimizar impactos ambientais e colaborar para uma educação ambiental ampla e efetiva.
O óleo tem alto poder poluente se descartado de forma errada, pois 1 litro de óleo é capaz de poluir até 25 mil litros de água. O descarte do resíduo na rede de esgoto, além de ser prejudicial ao meio ambiente, interfere no bom funcionamento das estações tratamento de esgoto e redes coletoras, pois o material solidifica, causando entupimentos e extravasamentos. - matéria continua após chancela comercial -
Para descartar de forma adequada o óleo de cozinha usado, basta se dirigir a loja de atendimento da Águas de Niterói, na Rua Coronel Gomes Machado, 118, no Centro.
Outras empresas do Grupo "Águas do Brasil" - nos municípios de: Resende, Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Pará de Minas (MG) e Jaú (SP), já contavam com o programa, que foi expandido para as demais concessionárias da organização nas cidades de: Araçoiaba da Serra e Votorantim (SP); Araruama, Saquarema, Silva Jardim, Nova Friburgo, Paraty, Paraíba do Sul e Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.