O município de Araruama já conserva considerável patrimônio que demonstra o seu grande valor e a riqueza de sua história. Seu legado de 164 anos conserva bens de natureza material, como os prédios antigos, as praias, a lagoa, a laguna as reservas florestais, e bens de natureza imaterial, como as tradições religiosas, as suas expressões culturais e sua história. Experimentamos um dos mais belos encontros culturais, de uma miscelânea de povo formado por indígenas nativos, africanos e europeus, cujas marcas continuam evidentes em nosso meio.
Muitas conquistas foram alcançadas por este município no âmbito político, sanitário, do turismo e do lazer. Todos esses bens são propriedades de não apenas um ou outro cidadão, mas de toda a cidade e devem ser cuidadosamente preservados.
O progresso de uma cidade não ocorre apenas quando ela adquire novos investimentos, realiza descobertas ou promove a novidade, mas quando é capaz de conservar a sua cultura e seu legado. Talvez, os seus habitantes não consigam enxergar os tesouros escondidos neste município que faz muitos saírem das grandes cidades para habitarem em nosso meio.
Você tem observado o quanto de pessoas tem vindo da região metropolitana e escolheram nossa cidade para morar? Que sejam bem-vindos e que eles nos mostrem os valores que possuímos, embora não consigamos enxergar, e eles encontram aqui.
foto-arquivo-pessoal-padre-adriano-cesar
É importante garantir os nossos patrimônios para que não se percam e que sejam ainda mais valorizados. Em São Vicente, terceiro distrito, ainda se conservam poucas casas antigas, que carregam consigo uma história ainda não registrada. Triste, quando a vemos ser demolida. Uma história, que poderia ser preservada, termina. Na avenida Princesa Isabel, aponta-se para um poço antigo que, segundo tradição oral, "serviu água" para a monarca que deu nome à rua. - matéria continua após chancela comercial -
A população quilombola, também presente no segundo distrito, tem preservado ricas memórias de suas tradições e sua história. E as primeiras escolas? Como é edificante a história da escola Marilota, em Banqueiros! Ninguém progride sem a conservação de seus patrimônios e esses aí correm certo risco de serem perdidos.
No ano passado, uma boa parte da população foi em busca da preservação do Hospital de São Vicente, Prefeito Armando da Silva de Carvalho, que chegou a ter o seu registro reduzido para policlínica e perdeu parte de seu atendimento, que sofreu pequeno recuo, graças à ação do povo que foi às ruas. Ele foi fundado em 1985 e já teve múltiplos atendimentos, quando a população era muito inferior a atual. O patrimônio da saúde foi guardado graças à dedicação de uma parte da população, que usou de sua força democrática (governo do povo) para lutar por aquilo que conquistou com sacrifício de alguns dos seus antepassados. - matéria continua após chancela comercial -
A celebração deste aniversário de emancipação da cidade poderia provocar desejo de crescimento na preservação patrimonial deste município. Novos prédios, novas obras e pinturas podem modernizar e trazer investimentos. Isso é importante, também. Contudo, sem um passado consolidado, nenhum futuro se constrói.
Pe. Adriano Cézar da Conceição Pinheiro
Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo – Araruama - RJ
Coluna editada na edição de aniversario de Araruama, impressa e digital, do Jornal Circuito Araruama