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PERIGO A BORDO - Alerta Urgente: Risco de IncĂȘndio com Carregadores PortĂĄteis em Voos!

Por Circuito Araruama em 06/04/2025 às 10:16:20

A crescente popularidade dos carregadores portĂĄteis, ou powerbanks, trouxe à tona preocupações sobre a segurança em voos. Incidentes recentes envolvendo superaquecimento levaram autoridades a implementar novas regulamentações.

Um voo da Hong Kong Airlines precisou fazer um pouso de emergĂȘncia na China devido a um incĂȘndio a bordo. Embora a causa exata não tenha sido divulgada, vĂ­deos sugerem que o fogo pode ter começado em um powerbank. Este incidente levou Hong Kong a estabelecer novas regras para o transporte desses dispositivos, com inĂ­cio em abril.

Em janeiro, um avião da Air Busan também pegou fogo, com suspeitas recaindo sobre um powerbank. A Coreia do Sul respondeu exigindo que passageiros vedassem as portas dos carregadores ou os transportassem em sacos plĂĄsticos.

No inĂ­cio de março, o paĂ­s reforçou as regras para baterias de lĂ­tio, destacando o risco global crescente para voos devido a possĂ­veis defeitos em celulares e cigarros eletrônicos.

A Administração Federal de Aviação dos EUA registrou um aumento alarmante de incidentes com superaquecimento de baterias de lĂ­tio em aeronaves, saltando de menos de um por semana em 2018 para trĂȘs a cada quinzena no ano passado.

Desde 1Âș de março, passageiros de companhias aéreas sul-coreanas devem manter powerbanks e cigarros eletrônicos na bagagem de mão, sem carregĂĄ-los a bordo (malas despachadas).

HĂĄ limites para a quantidade e potĂȘncia das baterias permitidas: até cinco baterias portĂĄteis de 100 watts-hora, com proibição para aquelas acima de 160 watts-hora. O Ministério dos Transportes exige que as baterias sejam armazenadas em sacos plĂĄsticos transparentes.

Falhas de fabricação ou danos, como esmagamento ou exposição a temperaturas extremas, podem causar curto-circuito e superaquecimento, resultando em calor, fumaça, fogo e até explosões.

Em 2016, a ICAO, agĂȘncia de aviação da ONU, jĂĄ havia proibido o transporte de baterias de lĂ­tio como carga em aviões de passageiros, após acidentes fatais envolvendo cargueiros da UPS e Asiana Airlines.

As normas atuais determinam que powerbanks e dispositivos eletrônicos pessoais devem ser transportados na cabine, e não na bagagem despachada, para facilitar a detecção e resolução de problemas.

Um relatório da AgĂȘncia de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) de dezembro de 2024 apontou que baterias de lĂ­tio não conformes são frequentemente encontradas na bagagem de porão, indicando a necessidade de aprimorar a triagem.


*Reportagem produzida com auxĂ­lio de IA

Fonte: INFOMONEY & HOTFIX

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