foto-divulgação-inea-policia-civil
Inea, PolĂcia Ambiental e Prefeituras da Cabo Frio e de São Pedro da Aldeia realizam operação para combater despejo de esgoto na Lagoa de Araruama na ação de 28 empreendimentos foram vistoriados, resultando em 12 autuações e 23 notificações.
O despejo de esgoto sem tratamento na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, foi alvo da Operação Tolerância Zero deflagrada nesta terça-feira, 25/3, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em conjunto com a SuperintendĂȘncia Lagos São João, pelo Comando de PolĂcia Ambiental (CPAm) e pelas prefeituras de Cabo Frio e de São Pedro da Aldeia.
Com base em investigações e levantamento prévio, as equipes vistoriaram 28 empreendimentos localizados nos municĂpios de Cabo Frio e de São Pedro da Aldeia. A ação resultou em 12 autuações e 23 notificações para adequação dos sistemas de controle e tratamento de esgoto e resĂduos oleosos.
Dentre os estabelecimentos inspecionados estĂĄ uma empresa de serviços nĂĄuticos, situada no bairro da Ilha Draga, em Cabo Frio. Os técnicos e os agentes surpreenderam o estabelecimento lançando resĂduos oleosos e outros produtos quĂmicos sem tratamento no Canal do Itajuru que desĂĄgua na Lagoa de Araruama. A empresa foi autuada e notificada.
Em Praia Linda, no municĂpio de São Pedro da Aldeia, um posto de combustĂvel foi autuado e notificado por lançar esgoto sanitĂĄrio e resĂduos oleosos em um afluente que desĂĄgua na lagoa. Os dois empreendimentos foram autuados, com base na Lei Estadual nÂș 3467/2000, cujo valor da multa pode chegar a R$ 1 milhão.
– Estamos intensificando as nossas fiscalizações, multando e notificando os infratores ambientais. A população pode ajudar denunciando crimes ambientais - destacou o secretĂĄrio de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Um dos canais que a população pode procurar para registrar denĂșncias de crimes ambientais é a Ouvidoria do Estado do Rio de Janeiro.