Araruama é o primeiro municÃpio da Região dos Lagos e o segundo do Estado a ter a Guarda Civil armada para atuar na proteção e segurança da população. A cerimônia de formatura dos 34 agentes aconteceu nesse domingo, 29/12, no Teatro Municipal, que está localizado na praça Menino João Hélio, no Centro.
A conquista histórica se deve à gestão visionária da prefeita Livia de Chiquinho, que entendeu a medida necessária para reforçar a segurança de moradores e comerciantes no Centro urbano.
"Importante esclarecer que a Guarda Civil está sendo armada não com objetivo de ir para o confronto, mas, sim, para atuar em conjunto com a polÃcia militar. A finalidade é que esses agentes tomem conta do centro urbano da cidade para que a PM possa efetivamente combater o crime organizado no municÃpio", esclareceu a prefeita LÃvia de Chiquinho, foto.O armamento dos agentes das Guardas Civis no paÃs está previsto na lei federal 10.826.
Acompanhe as etapas do processo de armamento da Guarda Civil de Araruama
*2019- A prefeita Livia de Chiquinho sancionou a lei 2.426/2019, autorizando os procedimentos legais para inÃcio do processo de armamento.
*2021- Em setembro de 2021, 40 agentes da Guarda Civil foram selecionados para iniciar o curso de capacitação de manuseio de armas de fogo, ministrado em parte pela empresa LR Staff, e também por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a PolÃcia Federal.
O curso de formação teve duração de 150 horas teóricas e 150 horas práticas, com teste psicológico e provas rigorosas, que aconteceram em um clube credenciado e autorizado pelo Exército Brasileiro, em Cardoso Moreira.
Durante o curso foram contabilizados mais de 500 disparos por cada agente durante as aulas
*2022- Os agentes realizaram o curso de Controle de Distúrbio Civil, voltado para a contenção do tumulto de multidões
*2023- A PolÃcia Federal libera a relação que mostra que de 40 agentes que iniciaram os cursos, 34 foram aprovados, se tornando habilitados a terem a concessão institucional do porte de arma de fogo
Também houve a compra do segundo lote de coletes balÃsticos (nÃvel de proteção III-A)
*2024, por fim, o processo chega nas suas etapas finais. A Prefeitura de Araruama finalizou o processo de licitação para a compra das armas de fogo (pistola calibre 380) que serão usadas pelos agentes.
Além disso, a identificação funcional terá nova padronização e para os 34 agentes haverá um modelo especÃfico, onde constará o número do porte de arma concedido.
A formatura é a última etapa desse processo rigoroso e seletivo que culminou em uma vitória histórica, tornando Araruama o primeiro municÃpio da Região dos Lagos a ter a Guarda Civil armada para ajudar na proteção e segurança da população.
Vale ressaltar que, de acordo com a legislação, a cada dois anos os 34 agentes passarão por curso de reciclagem em treinamento contÃnuo; além de serem submetidos à Corregedoria da Guarda Civil, responsável por avaliar a conduta dos agentes..
Fonte: ASCOM-PMA