Hospital Estadual Roberto Chabo, que atende nove municĂpios das Baixadas Litorâneas, passa a receber pacientes politraumatizados que antes eram transferidos para outras regiões. A inauguração aconteceu na segunda-feira (9/4), onde este "Centro de Trauma" ganhou novos leitos para o Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama. Os setores vão atender pacientes de nove municĂpios da Região das Baixadas Litorâneas.
O Centro de Trauma é uma referĂȘncia no atendimento a pacientes com mĂșltiplas fraturas e é o segundo aberto no Estado - o primeiro é o do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. O Estado do Rio investiu mais de R$ 2,6 milhões nestas obras, que passam a ter 16 leitos de terapia intensiva.
O Centro conta com quatro leitos de estabilização, além de estrutura para atender enfermos com traumas de média e alta complexidades, como lesões decorrentes de acidentes de trânsito e queimaduras. Eles vão funcionar com equipamentos de ponta para acompanhamento, em tempo real, da evolução da saĂșde do paciente. Entre eles, camas hospitalares elétricas e monitores multiparâmetros - capazes de emitir leituras simultâneas dos diversos equipamentos. A tecnologia atualiza em todo momento o quadro clĂnico do paciente para as equipes médicas e de enfermagem.
O Hospital Roberto Chabo é um dos mais importantes da Região das Baixadas Litorâneas. A unidade conta ainda com ambulatórios de pós-operatório. Neles, os pacientes são reavaliados por neurocirurgião, cirurgião geral, cirurgião pediĂĄtrico, intensivistas, cirurgião plĂĄstico, oftalmologista, bucomaxilofacial, cirurgião vascular e ortopedista.
Em 2023, a unidade atendeu mais de 36 mil pessoas, o dobro do inĂcio da década passada. De 2012 a 2023 o nĂșmero de cirurgias aumentou em torno de 40%. A instituição, que também realiza 105 mil exames laboratoriais e 18 mil de imagens por ano, passa a contar, a partir de hoje, com 93 leitos.
O hospital atende pacientes de Araruama, BĂșzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro D"Aldeia e Saquarema.
Fonte: ascom-gov-estado-rj