Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sardinhas à moda Portuguesa

Como fazer sardinhas portuguesas e onde encontrá-las em Araruama e Região dos Lagos - RJ


Os imigrantes portugueses que pra" cá vieram residir, dentre outros paladares, nos ensinaram a apreciar as delicias das "Sardinhas Portuguesas". Essas sardinhas são importadas e apresentadas de forma congeladas em pacotes, (foto), com uma quantia média superior a 10 unidades por embalagem.

Esse hábito tradicional é seguido pelos descendentes portugueses mantendo assim a tradição familiar. Encontram-se destas sardinhas congeladas, na Região dos Lagos, somente nas lojas do Mercado Esperança no Centro de Araruama, em Bananeiras/Paraty, e na filial de Saquarema. Na capital do estado do Rio, nos mercados Mundial.

Nas redes sociais temos diversas formas, (invenções) do preparo desta iguaria porém apresentamos a verdadeira e tradicional receita portuguesa:


Sardinhas cruas prontas para serem assadas na chapa quente

Ingredientes

Sardinhas – unidades ao seu gosto -

Sal Grosso em pitadas

Como fazer

Descongelar as sardinhas a serem utilizadas. Depois, lavá-las em água corrente e descansá-las com pitadas de sal grosso. Enquanto isso a chapa e/ou a frigideira devem ser aquecidas em fogo brando. Ao levá-las para o fogo tirar o excesso de sal grosso (bater).


Em seguida deitar as sardinhas e não utilizar qualquer tipo de azeite, óleo, etc. Pois a própria gordura da sardinha irá assá-las. Não se esquecer de acompanhar o cozimento das sardinhas que de tempos em tempos vá virando-as até que elas fiquem assadas por igual atingindo uma cor de ferrugem.

Descansando a sardinha com pitadas de sal grosso


Recomenda-se

Não fazer em grelha de churrasqueira porque as sardinhas ficarão ressecadas. O ideal é na chapa quente (foto) ou em frigideira compatível assando na própria gordura da sardinha (Omega3). De forma alguma colocar vinagre, azeite, e outros temperos.

Sardinhas sendo assadas nas suas próprias gorduras de Omega 3

Diferente das sardinhas brasileiras, as portuguesas não possuem aquele odor de maresia. Tal diferença se dá porque as águas do hemisfério norte são quentes, enquanto as do nosso litoral (hemisfério sul) são frias diferenciando a qualidade das sardinhas e dos peixes.

Como servi-las

No seu prato colocar a sardinha com a parte da barriga pra cima e com uma faca e um garfo abri-las retirando a espinha central e pronto você terá dois maravilhosos files.

Acompanhamentos

Os portugueses tradicionalmente acompanham essas sardinhas com broas de trigo, batatas ao murro, salada de tomate com azeitonas portuguesas (pretas) e sempre servido de uma boa caneca com vinho tinto.



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!