CIRCUITO ARARUAMA ITEM 1 728 X 90
ROSSY'S - ITEM 1 - 728 X 90
LAPEC - ITEM 1

Beth Gomes quebra recorde mundial paralĂ­mpico no lançamento de dardo

Por Circuito Araruama em 08/05/2023 às 22:27:54

Ouro na ParalimpĂ­ada de Tóquio, a santista Beth Gomes quebrou neste domingo (7) o próprio recorde mundial no lançamento de dardo, ao cravar a distância de 13,89 metros, exatos 20 centĂ­metros a mais que a obtida por ela em março. A multicampeã da classe F53 (cadeirantes) bateu a marca durante a segunda etapa do Circuito Loterias Caixa, no Centro de Treinamento ParalĂ­mpico (CT), em São Paulo.

"Sinceramente, não esperava este recorde. Mas quando o dardo sai da mão, vocĂȘ jĂĄ percebe que vai vir uma marca boa. Estou muito feliz, até porque acho que dĂĄ para melhorar ainda mais", comemorou a atleta, em depoimento ao ComitĂȘ ParalĂ­mpico Brasileiro (CPB).

O ano tem sido exitoso para a atleta de 58 anos, mesmo após ter passado por uma reclassificação funcional do ComitĂȘ ParalĂ­mpico Internacional (IPC) que a inseriu na classe F53. A banca da entidade justificou a mudança após avaliar a funcionalidade dos membros da atleta, concluindo que ela teria tônus muscular no tronco podendo competir numa classe acima.

A segunda etapa do Circuito Loterias Caixa foi a Ășltima oportunidade de os atletas atingirem o Ă­ndice para classificação ao Mundial de Paris, programado para o perĂ­odo de 8 a 17 de julho. Além da atleta, o paĂ­s poderĂĄ levar até 50 competidores, independente do gĂȘnero. A convocação deve sair após 15 de maio.

"Tivemos a confirmação de bons resultados de vĂĄrios atletas, com Ă­ndices para o Mundial ou boa classificação no ranking internacional", afirmou João Paulo Cunha, coordenador do atletismo no ComitĂȘ ParalĂ­mpico Brasileiro (CPB).

Diagnosticada com esclerose mĂșltipla em 1993, Beth Gomes estava desde 2018 na classe F52 (maior comprometimento motor). Foi nesta classe que ela faturou o ouro na ParalimpĂ­ada de Tóquio e superou recordes mundiais (disco e arremesso de peso) que seguem vigentes.

O recorde anterior da atleta ainda não consta no site do ComitĂȘ ParalĂ­mpico Internacional (IPC, na sigla em inglĂȘs). A marca divulgada pela entidade foi estabelecida durante os Jogos ParalĂ­mpicos de Tóquio 2020, pela ucraniana Iana Lebiedieva, que, na ocasião, realizou o lançamento de 11,89m.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
LAPEC - ITEM 2 728/90
ROSSY MODA M - ITEM 2 728/90
CIRCUITO ARARUAMA - ITEM 2 728/90
CIRCUITO ARARUAMA - ITEM 3 728/90
LAPEC - ITEM 3 728/90
ROSSY MODA M - ITEM 3 728/90