InstituĂdo no Estado do Rio de Janeiro o Pólo Cervejeiro Artesanal da Região das Baixadas Litorâneas. A determinação é da Lei 10.010/23, do ex-deputado Anderson Alexandre, que foi sancionada pelo governador ClĂĄudio Castro, com veto parcial, e publicada na edição extra do DiĂĄrio Oficial desta quinta-feira (4/5).
O programa vai abranger os municĂpios de Araruama, Armação de BĂșzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.
A sede principal do pólo serĂĄ em Silva Jardim. "A região tem despontado com novas fabricantes de cerveja artesanal pela sua abundância de ĂĄgua dos lagos e rios", explicou o autor.
O objetivo é consolidar a região como produtora de cerveja artesanal, congregar e organizar a defesa dos interesses do segmento, promover a cultura cervejeira e apresentar medidas benéficas ao desenvolvimento do turismo e da indĂșstria local.
A norma também prevĂȘ a realização da Festa Anual da Cerveja Artesanal, sendo realizada em cada municĂpio do pólo cervejeiro, em sistema de rodĂzio, preferencialmente no mĂȘs de janeiro de cada ano.
Veto
O veto recaiu sobre o artigo 5Âș, que definia que o estado deveria dedicar esforços na promoção de polĂticas de incentivo ao desenvolvimento do Polo e à atividade industrial e turĂstica cervejeira. Na justificativa, o Executivo afirma que o dispositivo violou de forma incontroversa o princĂpio da separação dos Poderes.